É quase certo que você tenha o WhatsApp instalado no seu celular, mas você sabia que além da versão que você utiliza diariamente para suas mensagens pessoais, existem também a versão Business e a Business API?
WhatsApp Messenger
Este é o WhatsApp para uso pessoal, que mais de 2 bilhões de usuários já baixaram em todo o mundo para se comunicar entre seus amigos, conhecidos e familiares.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business surgiu como uma opção para negócios, sua logo possui a letra B, e foi criada com o objetivo de melhorar o relacionamento entre os clientes e as empresas.
As diferenças para o WhatsApp Messenger são seus recursos adicionais, como a criação de um perfil comercial, catalogo de produtos, respostas automáticas, etiquetas para a organização de contatos e estatísticas de negócios.
O WhatsApp Business atende bem a empresas de pequeno porte, porém caso a empresa necessite de recursos avançados e/ou seja de um porte maior, essa versão da ferramenta de comunicação pode não ser suficiente.
WhatsApp Business API
O foco do WhatsApp Business API é ser um serviço para melhorar a comunicação, não um aplicativo como as alternativas anteriores.
A solução é voltada para empresas de pequeno porte com necessidades especificas de recursos avançados e empresas de médio e grande portes com um alto volume de atendimentos.
O WhatsApp Business API possibilita integrações para automatizar conversas e tornar a comunicação com o público mais eficiente.
A versão resolve desafios de escalabilidade das conversas e a empresa pode integrar um chatbot ao aplicativo ou implementar soluções de atendimento usando IA (inteligência artificial), por exemplo. Ela também permite múltiplos atendentes em um único número.
Como funciona o WhatsApp Business API?
A principal funcionalidade do WhatsApp Business API é permitir a integração do aplicativo com outros sistemas, como por exemplo: ERPs, CRMs, chatbots, soluções de atendimento por inteligência artificial e até programas de controle de logística.
Todas essas possibilidades permitem a automatização das mensagens e consequente a otimização do tempo, além da melhora na qualidade do atendimento. Isso resulta em aumento de lucratividade do negócio.
Os clientes são fidelizados pela comunicação competente da empresa no fluxo de conversas constantes e estreita a relação com a base de contatos.
Desse modo, a integração do WhatsApp Business API com outras tecnologias é uma forma rápida de proporcionar diversas vantagens para o negócio, além de ser segura e confiável.
Ele também pode ser utilizado para envio de notificações, informações transacionais, cobranças aos clientes cadastrados em uma base, entre outras.
Como implementar o WhatsApp Business API na sua empresa ?
O SUPERCHAT disponibiliza toda a infraestrutura estratégica necessária para evoluir o seu atendimento e conectar a sua empresa a uma nova forma de utilizar o WhatsApp.
Vantagens do WhatsApp Business API
Agora que você já sabe o que é o WhatsApp Business API e como esta ferramenta funciona, entenda os benefícios da solução implementada na sua empresa.
1 – Atendimento automatizado com chatbots ou IA (inteligência artificial)
A API do WhatsApp permite automatizar o atendimento. O assistente virtual melhora a satisfação do cliente possibilitando múltiplos atendimentos simultâneos.
Essa ferramenta permite responder automaticamente a solicitações e dúvidas frequentes, fazendo uma triagem dos usuários e qualifica as conversas antes que o seu cliente chegue a um atendente humano.
Portanto, o encantamento do usuário aumenta porque reduz o tempo de espera, proporcionando uma experiência positiva na troca de mensagens. Quando o contato é recepcionado pela equipe de atendimento, já está direcionado da forma correta para as resoluções devidas.
O atendente ficará livre de tarefas repetitivas, usando o seu tempo em processos mais estratégicos. Ou seja, o atendimento automatizado melhora a qualidade do atendimento e reduz custos.
2 – Múltiplos atendentes em um único número
Centralizando estrategicamente todo o contato via WhatsApp em um único número e integrando nele vários colaboradores, transmite eficiência, profissionalismo, facilita que o cliente entre em contato com a sua empresa aumentando o engajamento e a produtividade de sua equipe, retendo o cliente e promovendo o crescimento da sua marca.
Ter muitos números prejudica a credibilidade do negócio. Todos esses fatores impactam na ampliação do lucro da empresa.
3 – WhatsApp com o número do telefone fixo da empresa
Essa é outra vantagem da API para WhatsApp implementada na empresa: usar o telefone fixo no qual o estabelecimento já atende ao criar a conta comercial no aplicativo.
Então, você pode utilizar um dos telefones de seu negócio, mesmo sendo um número fixo ou 0800, o que traz uma percepção positiva à marca, diminui a desconfiança de usuários e centraliza todos os atendimentos em um único número.
Afinal, não é recomendável entrar em contato com o seu cliente por diferentes números de telefone.
4 – Selo de autenticação
Só é possível conseguir esse selo de autenticação através da integração do WhatsApp Business.
Este selo ajuda a reconhecer a conta como oficial e verificada, assim a empresa passa mais confiança ao cliente no momento da comunicação. Quem faz essa avaliação é o próprio WhatsApp, que verifica a conta registrada para garantir a autenticidade da empresa.
Dessa forma, o consumidor sabe que se trata de uma marca real conversando com ele. Os provedores de solução não garantem essa aprovação, portanto a resolução é de total autonomia do aplicativo no processo. A confirmação é a exibição do ícone verde de check no perfil.
Conclusão
Potencialize seus resultados usando a API oficial do WhatsApp com o SUPERCHAT e melhore o engajamento do seu público integrando sua empresa com essa solução avançada.
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